segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Outubro Esperança e Renovação

Chegamos a mais um mês, em que as esperanças e a motivação, pelas lutas diárias de milhares de brasileiros, em busca de empregos e trabalhos, renascem.
Vivemos um Brasil de contradições: de um lado milhares de desempregados procuram o equilíbrio emocional e o aprendizado e de outro a desqualificação profissional que provoca conflitos e reclamações da sociedade.
A evidência da desqualificação é espantosa. Reclamações de consumidores, que insatisfeitos com os serviços de prefeituras e empresas mostram o quanto a falta de procedimentos da organização e a ausência de raciocínio do profissional traz a insatisfação. Contextualizando, vemos serviços de prefeitura, criados para atender a população que trabalha, mas que funciona em horários diferentes do período de trabalho dos pais, postos de saúde com dificuldades de agendamento e de atendimento deixando a população sem atendimento adequado.
Baixa qualidade de produtos, falhas nos processos da industrialização, baixo comprometimento com resultados organizacionais...são evidências de que a reforma tributária se faz necessário. As empresas clamam por retorno financeiro. É preciso parar de gastar para investir em processos e procedimentos organizacionais.
Estes são alguns pontos que trazemos ao debate para evidenciar que há pessoas desqualificadas, por ausência de competências:
  1. Falta de competência técnica, ou seja, baixo conhecimento técnico, falta de visão de negócio, falta do senso de profissionalismo.
  2. Dificuldade de competência comportamental: ausência ou dificuldade de comunicação, conflitos de liderança, de relacionamento humano, desequilíbrio da razão e emoção, dentre outros.
  3. A baixa competência emocional significa a ausência de conversa, deste modo, o isolamento de uma das partes. Na somatória são problemas sem solução.
  4. A competência humana é o agir naturalmente em benefício do outro, é o respeito ao ser humano e ao ambiente global. Hoje são diversos os casos em que essa dificuldade traz transtornos ao cotidiano das pessoas.
  5. Hoje a que mais influência no contexto social é a de competência de transcendência, ou seja, a união das quatro primeiras competências para a superação.  Estamos no momento de recriar e criar mudanças é a única forma de conviver com as dificuldades.
A reforma trabalhista é necessária para que o equilíbrio do custo e investimento das empresas sejam justos em síntese. Empresas são obrigadas a investir em cursos pela deficiência da educação. As pessoas chegam as empresas com baixo conhecimento e falta de raciocínio lógico e nesse momento as empresas são obrigadas a contratar cursos para assegurar um mínimo de manutenção de procedimentos.
As empresas carregam o ônus pela baixa qualidade de educação, de saúde, de senso crítico, de visão distorcida sobre política e conceitos de sistemas políticos.
Quando há o princípio de justiça, os lados têm o equilíbrio e o conflito é administrável. Começar um novo mês pode ser o início de negociação para que as partes tenham um entendimento:
  • Serviços públicos foram criados para que as pessoas possam trabalhar, tenham saúde, tenham atendidas as necessidades básicas.
  • Empresas foram criadas para gerar alimentos, facilidades na vida, construção, etc.
E por último é preciso mencionar o mau caráter. O estrago da desonestidade é imenso na prestação de serviços, na produtividade das empresas e nas relações humanas na sociedade. As pessoas egoístas e mesquinhas provocam ações de engano as pessoas próximas, provocam a injustiça e a maldade.
O caráter de uma pessoa determina ações boas ou ruins. Bons profissionais agem em prol da sociedade, exercem o seu cargo com responsabilidade tendo ciência que criam um alimento, um produto ou um serviço para outro alguém. Pirataria é sinônimo de mau caráter. Usuários de pirataria são mau caráter também.  Economizar pode ser algo diferente de comprar produtos ou serviços oriundos de fraudes e outras situações inadequadas.
A discussão na sociedade precisa acontecer, as mudanças precisam acontecer. As pessoas precisam aprender a ser profissionais. As pessoas precisam parar de querer ganhar sozinhas e passar por cima das outras.

Prefeituras devem atender à população, empresas devem produzir produtos e serviços, e profissionais devem trabalhar com responsabilidade de gerar serviços e criar produtos que atendam as pessoas respeitando as legislações vigentes.

contato: www.raquelkussama.com.br / redesocial@raquelkussama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário