sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Curiosidades do Arroz

O Arroz mantém uma evolução constante no consumo pelo mundo. São 2% ao ano, em média, de 2010 a 2014 com tendência firme e estável. A China, detém 30% de todo volume de importações internacionais, com a maior porcentagem de aumento anual.
Pelo lado da produção, alguns dos principais players sinalizaram ligeira diminuição no volume produzido nos últimos anos, provocando uma queda, no computo geral, de 0,1 % em 2015 e estimativa de 1,8% em 2016, no volume total produzido no mundo.
Recentes notícias sobre o clima no Sul do Brasil, que receberam muitas chuvas torrenciais na entrada das últimas frentes frias, colaboram para a tendência de queda no volume no curto prazo, tratando aqui de Brasil.
A resultante logica, é um enxugamento dos estoques mundiais, e consequente tendência de alta nos preços. A FARSUL estima uma queda do estoque mundial em 14% em 2016. A magnitude deste movimento, refletida nos preços internacionais, será guiada pelo mercado, conforme confirmação dos números.
Tendo como base estes movimentos e sabendo da importância do arroz como base alimentar no mundo, consideramos como ativo estratégico unidades de produção do mesmo.

Nesta cadeia de produção, volume em escala e posicionamento logístico são fatores competitivos.

Mauro da Veiga - consultor associado

Nenhum comentário:

Postar um comentário